1º Dia do 11º Congresso Nacional de Educação Física reúne 500 Professores, Treinadores e Técnicos

O Congresso Nacional de Educação Física regressou à Figueira da Foz, 31 anos depois. Ao longo de 3 dias (31 outubro a 2 de novembro), cerca de 500 Professores, Treinadores e Técnicos reúnem-se no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, que é palco de Conferências, Painéis de Discussão, Comunicações Livres e Workshops (na Escola Secundária Joaquim de Carvalho) com especialistas nas áreas de Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde.

O primeiro dia da 11ª Edição do evento, que procura “Avaliar para Melhorar”, começou às 14h00 com a Cerimónia de Abertura, que contou com as intervenções do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – Dr. João Paulo Rebelo, do Presidente do Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF) – Avelino Azevedo, do Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) – Nuno Ferro, do Vice Reitor da Universidade de Coimbra (UC) – António Figueiredo e do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz – Carlos Monteiro.

De seguida, o primeiro Painel de Discussão deu o mote para o resto do evento, com o tema “Avaliar para melhorar: o que temos que relevar”, moderado por Manuel João Coelho e Silva da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF – UC), com a presença do Selecionador Nacional de Basquetebol – Mário Gomes (Treino), do Professor de Educação Física no AE Luís de Camões – João Lourenço (Educação Física) e do Professor da Faculdade de Motricidade Humana – Paulo Rocha (Exercício e Saúde).

Ao fim da tarde, a Escola Secundária Joaquim de Carvalho recebeu os primeiros 15 Workshops com diferentes temáticas relevantes e de interesse para os vários profissionais presentes. O dia contou ainda com uma ‘Exibição de Ginástica Acrobática’ da Associação CATGYM (escola de ginástica) e termina na Discoteca NB, com a ação ‘Halloween Networking’ para os Congressistas do evento.

Os ‘trabalhos’ do 11º Congresso Nacional de Educação Física são retomados esta sexta-feira, 1 de novembro, pelas 9h00, com a Conferência “Avaliar no Treino Desportivo”, moderada pelos Professores Luís Rama e Amândio Santos, da FCDEF – UC. O Painel é composto pela Treinadora de Ginástica do SC Porto – Cristina Gomes, pelo Treinador de Rugby – Rui Carvoeira e pela Treinadora de Futebol do Sporting CP – Susana Cova.

Antes de almoço (entre as 11h15 e as 12h30), a ES Joaquim de Carvalho recebe os restantes 16 Workshops Temáticos desta edição do Congresso.

A tarde começa com a primeira de sessão de Comunicações Livres e Apresentação de Posters, seguida da Conferência “Avaliar no Exercício e Saúde” com moderação de Maria João Almeida (FCDEF-UC) e de Lorena Corras Gómez (Universidade de Málaga) e intervenções de Rui Marques (PHIVE Health & Fitness Centers), Nuno Correia (Cofundador e Gerente do Ginásio The Strength Clinic) e Rui Martins (FCDEF-UC).

Entre as 17h30 e as 18h30 decorrem 3 Seminários em simultâneo:

1. Manipulação das competições desportivas (Match fixing) – João Paulo Almeida/Joana Gonçalves (COP);

2. Liderança e comunicação em alto rendimento – Norberto Alves (EB Martim de Freitas – UD Oliveirense);

3. Alimentação como elemento da atividade física – Alain Massart (FCDEF-UC).

Posteriormente, a partir das 18h30, cumprem-se 2 Simpósios. ‘Os Desportos de Praia na Figueira da Foz’ vão ser discutidos por Mafalda Azenha, Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz e pela ‘lenda do futebol de praia’, Madjer, Jogador do Sporting C.P. e Capitão da Seleção Nacional. O simpósio sobre ‘Monitorização da Educação Física, Desporto e Atividade Física’ divulga dois projetos europeus. O Projeto EuPEO (European Physical Education Observatory), que é coordenado em Portugal pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, é apresentado por Marcos Onofre, enquanto que o Projeto EUPASMOS (European Union Physical Activity and Sport Monitoring System), tem coordenação do Instituto Português do Desporto e Juventude, é apresentado por Paulo Rocha. O dia termina com o Jantar Oficial do Congresso, às 20h30, no Hotel Mercure.

 

Declarações:

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto – Dr. João Paulo Rebelo

“Este é um momento muito importante, de reflexão, avaliação e diagnóstico, que nos permite ter mais bases para planear e definir melhores políticas para esta área. Felizmente, é cada vez mais consensual que o Desporto faz bem a tudo, e, por isso, devemos ter mais atenção a esta área e, particularmente, pensarmos em melhores formas de “ganharmos os mais jovens”, trazendo todos para a prática do desporto. Ainda esta semana saíram dados que comprovam a relação entre o rendimento escolar e a prática desportiva. Por todos estes motivos e muitos mais, é muito importante a realização deste 11º Congresso Nacional de Educação Física.”

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz – Carlos Monteiro

“É uma honra receber este Congresso, que teve na Figueira da Foz a sua primeira edição em 1988. A prática da Educação Física é fundamental, eu sou professor e acho da maior relevância trabalhar estas áreas. Atualmente há uma série de desafios novos para os Professores de Educação Física, nomeadamente na área náutica. Para nós, é um prazer receber na nossa cidade este Congresso.”

Vice Reitor da Universidade de Coimbra (UC) – António Figueiredo

“A nossa ligação a este Congresso é muito importante pela missão que a Universidade de Coimbra tem em relação ao ensino e pelo facto de termos uma Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física associada, não podíamos deixar de estar presentes. Deixo uma nota de regozijo em relação à escolha do Tema deste 11º Congresso, que me parece muito pertinente e atual. Tenho a certeza que vai ser um evento profícuo e extremamente útil para a classe.”

Comissão Organizadora do 11º CNEF – Jorge Mira

“Este é um congresso que integra 3 Áreas de Formação Profissional, cujo tema é ‘Avaliar para Melhorar’. É um reconhecimento da importância dos processos de avaliação para estruturar e melhorar a nossa intervenção. É com base nestes processos que se consegue melhorar o trabalho, e é isso que vamos discutir aqui ao longo destes 3 dias.”

O 11º CNEF é organizado em conjunto pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e, este ano, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e pela Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra (APPEFIS).

Fotos de Valter Gouveia

Download press release