Processo de submissão de Comunicações Orais e Posters


A Comissão organizadora convida a comunidade profissional e científica a submeter propostas ao 11º Congresso Nacional de Educação Física (CNEF) – Avaliar para Melhorar, a realizar na Figueira da Foz, nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 2019.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e temáticas do congresso, nomeadamente trabalhos de investigação e trabalhos de experiência pedagógica.

1 – Tipologia de trabalho


A submissão de trabalhos de investigação deve conter a seguinte informação: 

  • Introdução (objetivo do estudo); 
  • Metodologia; 
  • Resultados; 
  • Conclusões.

A submissão de trabalhos referentes a experiência pedagógica deve integrar a seguinte informação: 

  • Plano de trabalhos; 
  • Desenvolvimento; 
  • Conclusão.

Os resumos não devem ter referencias bibliográficas.

Caso o trabalho tenha mais de 2 autores, a sua aceitação dependerá da inscrição no  congresso de pelo menos metade dos autores.

2 – Normas para submissão de trabalhos


Todos os resumos serão objeto de análise por parte da Comissão Científica.

Todas as propostas de apresentação devem ser submetidas online através do preenchimento do seguinte formulário: 11º CNEF | Submissões .

Os textos das comunicações e posters devem ser originais e não devem estar sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Os resumos devem seguir as normas de formatação das linhas orientadoras para submissão de resumo e ser submetidos em ficheiro editável (.doc; docx)

3 – Linhas orientadoras para submissão de resumo


Os resumos do congresso serão disponibilizados no site do 11º CNEF.

Os resumos devem ser submetidos de acordo com as seguintes normas: 

  • Palavras: entre 300 e 400
  • Palavras chave: entre 3 e 5
  • Margens: 2,5 cm em todo o documento;
  • Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento: Simples (1.0 pto);
  • Siglas e acrónimos: O uso de siglas e acrónimos é recomendado para os termos normalmente reconhecidos. Na primeira vez que é utilizado o termo deve ser escrito por extenso seguido da sigla ou acrónimo entre parênteses. 

Os interessados em apresentar trabalhos no congresso devem submeter os respetivos resumos até ao dia 27 de setembro de 2019, através do seguinte formulário: 11º CNEF | Submissões

4 – Tipos de trabalhos a submeter


As formas de participação no congresso podem ocorrer sobre a apresentação de Comunicações ou Poster. São aceites participações que têm a língua portuguesa como língua materna.

– Comunicação:

A comissão organizadora disponibilizará computador e projetor multimédia.

As comunicações orais terão um período de apresentação máximo de 10 minutos.

– Poster:

Os posters deverão ter o tamanho A0, com uma orientação vertical e deverão ter um tamanho de letra que possa ser lido facilmente a uma distância de, pelo menos, 3 metros. 

Os posters serão apresentados durante uma sessão de 30 minutos, devendo o apresentador permanecer junto ao poster exposto para todos os esclarecimentos necessários.

A comissão de organização do congresso fornecerá o local e os meios de fixação do poster.

5 – Datas Importantes


Submissão de Resumos: até 27 de setembro de 2019

Notificação aos Autores: até 10 de outubro de 2019

Notas importantes – só serão aceites resumos de participantes cuja inscrição já tenho sido realizada através do formulário online. Caso o resumo não for aceite pela comissão científica do 11º CNEF, o candidato poderá optar pela anulação da inscrição e restituição do valor pago para o efeito. Saber mais sobre inscrições.

6 – Processo de Revisão das Candidaturas a Comunicação Livre ou Poster


Todos os trabalhos submetidos no prazo definido e de acordo com as linhas orientadoras para submissão de resumo serão sujeitos a um processo de revisão realizado por elementos da Comissão Científica.

Depois de terminado o processo de revisão o autor que submeteu o trabalho será informado, via email, acerca da sua aceitação, revisão ou rejeição.

Quando o resumo é aceite, sob a condição de uma revisão do mesmo, os autores devem ter em consideração as recomendações efetuadas pelos membros do conselho científico. Após essa reformulação há a necessidade de voltar a submeter o trabalho até à data limite definida pela Comissão Científica.

#11CNEF

Fica a par de todas as nossas novidades através das redes sociais.